terça-feira, 26 de agosto de 2014

Plano de Aula da "Guerra Fria e a Contracultura".

PIBID HISTÓRIA
Roteiro básico para Plano de Aula



I. Plano de Aula: 18 e 19 de agosto 2014 (segunda e terça-feira)
II. Dados de Identificação:
Bolsistas: Amanda Camargo Pereira, Rodrigo Carvalho.
Supervisor: Prof. Ddo. Vinícius Furlan
Coordenador: Prof. Dr Jean Carlos Moreno

III. Tema: A Guerra Fria e a Contracultura

IV. Objetivos:

Objetivo geral:
Perceber o que foi esse conflito (momento), suas características (originou o próprio nome).

Desenvolver uma análise dos interesses e visões de mundo diferentes, o interesse em estender influências nos países, chegando a embates violentos.

O que a Contracultura significa nesse momento.


Objetivos específicos:
 - Constatar que as ideologias do momento permitiram o acirramento de interesses e motivaram rivalidades entre países capitalistas e socialistas, assim como entre os EUA e a URSS. 
 - Desenvolver a ideia que esses países queriam a predominância de seu modelo político, econômico e social.
 - Apontar como esses países foram se organizando (blocos, potências e seus aliados) para proteção contra possíveis agressões.
 - Problematizar o significado de ter sido uma guerra de “imagens e palavras”.
 - Compreender a divisão do território alemão: ocidental (capitalista) e oriental (socialista), assim como a divisão do Vietnã durante a guerra (1959), a relação dos Estados Unidos com a mesma.  
 - Apontar que não houve de fato um confronto direto entre as “potências”, porém gerações cresceram com a possibilidade de possíveis ataques do lado oposto.
 - Compreender o papel político do evento Woodstock, com relação a críticas feitas ao capitalismo e a Guerra do Vietnã (estudo da música).

V. Conceitos envolvidos:

Guerra Fria – Contracultura – Música.



VI. Desenvolvimento do tema:
 - O tema referente a Guerra Fria e a Contracultura será inicialmente desenvolvido com o questionamento sobre o que pode ter sido esse conflito (se já possuem algum entendimento), após será explicitado como os EUA e a URSS vão se relacionar a partir do pós-guerra (1945).  
 - Explicação da situação desses dois países no pós-guerra: condições em que estavam, vivenciam uma corrida armamentista, armam seus aliados.
 - Entendimento das posições: o ódio ao rival, uma guerra de “imagens e palavras”.
 - Explicação do empreendimento desses países de estender suas respectivas influências (capitalista e socialista) sob os países, a formação de blocos (divisão formal)
  - Problematização de que não houve de fato um embate direto entre os opostos, porém pessoas cresceram diante do medo de possíveis ataques (armas nucleares), já que foram 40 anos de rivalidades.
 - Problematização do que foi a Contracultura, o que ela contestava, momento em que se deu, entendimento do evento Woodstock como marco da música e do movimento contra cultural. - Colocação que a atividade terá sentido com a própria Contracultura e com o evento que é seu marco, assim como marco da música (rock), trabalho com a música “Feel Like I'm Fixing To Die Rag”, de Joe McDonald.





VII. Recursos didáticos: Uso de quadro e giz, retroprojetor. 

VIII. Fontes histórico-escolares:
 - Letra da música “Feel Like I'm Fixing To Die Rag”, de Joe McDonald.

IX. Atividades

 - Como atividade será proposto que, após assistir o vídeo da música, junto a tradução da mesma, possam analisar a que se refere à letra, qual o evento em que o músico se apresentou, qual momento é retratado, quais são os envolvidos, o que o compositor quer apontar ou criticar em suas colocações.

- (critérios avaliativos): participação, construção de ideias, escrita.

X. Materiais para o blog:

  Será disponibilizada uma versão em vídeo da música “Feel Like I'm Fixing To Die Rag”.

XI. Avaliação: pode ser realizada com diferentes propósitos (diagnóstica e formativa).

- critérios adotados para correção das atividades.

- que a escrita do aluno possa ser coerente com o que foi estudado, discutido em sala de aula.
XII. Referências
 BIAGI, Orivaldo Leme. O Imaginário da Guerra Fria. Revista de História Regional 6 (1): 61- 111, Verão 2011.
 BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de história: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.

 PEREIRA, Carlos Alberto M. O que é Contracultura. Coleção “Primeiros Passos”, 8 ed. São Paulo, Brasiliense, 1984.
 HOBSBAWN, Eric J. Era dos Extremos – O Breve Século XX, 1914-1991.  2 ed. São Paulo, Companhia das Letras, 1995.


FONTES

“Country Joe Mcdonald - Feel Like I'm Fixing to Die Rag - The Woodstock Diary 1969”. Disponível em:  https://www.youtube.com/watch?v=DAf_flTfobI . Acesso em: 06/08/2014





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