terça-feira, 26 de agosto de 2014

Atividade da aula "Nacionalismo e Democracia Racial".

MATERIAL DE AULA 9º anos: “Nacionalismo e Democracia Racial”


FONTE: vídeo (consultem na internet)
FRANCISCO ALVES – BRAZIL- AQUARELA DO BRASIL (1939)
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=yyhPL2Q_Bog


TRABALHANDO COM MÚSICA DO PERÍODO

LETRA: Aquarela do Brasil (composição de 1939)
Ary Barroso

Brasil, meu Brasil Brasileiro
Meu mulato inzoneiro
Vou cantar-te nos meus versos
Ô Brasil, samba que dá
Bamboleio, que faz gingar
Ô Brasil do meu amor
Terra de Nosso Senhor
Brasil, Brasil, prá mim, prá mim...
Ô abre a cortina do passado
Tira a mãe preta do cerrado
Bota o rei congo no congado
Deixa cantar de novo o trovador
A merencória a luz da lua
Toda canção do meu amor...
Quero ver essa Dona caminhando
Pelos salões arrastando
O seu vestido rendado
Brasil!... Brasil! Prá mim... Prá mim!
Brasil, terra boa e gostosa
Da moreninha sestrosa
De olhar indiferente
Ô Brasil, verde que dá
Para o mundo admirá
Ô Brasil, do meu amor
Terra de Nosso Senhor
Brasil...Brasil! prá mim!... prá mim
Esse coqueiro que dá coco
Oi onde eu amarro a minha rede
Nas noites claras de luar, Brasil... Brasil,
Ô oi estas fontes murmurantes
Oi onde eu mato a minha sede
E onde a lua vem brincar
Ôi, esse Brasil lindo e trigueiro
É o meu Brasil Brasileiro
Terra de samba e pandeiro,
Brasil!... Brasil!


·         Aquarela: técnica de pintura, pintura sobre papel na qual se usa essa tinta.
·         Inzoneiro: intrigante, sonso, manhoso.
·         Bambolear: balançar, gingar.
·         Congada: bailado dramático em que figurantes representam a coroação de um rei do Congo.
·         Merencório: triste.
·         Sestrosa: manha, vício. Mau hábito ou costume.
·         Trigueiro: da cor do trigo maduro, moreno.


Leia com atenção a letra e com base na aula “Nacionalismo e democracia racial”, responda:

1- Essa música pode nos demonstrar como se deu o nacionalismo no período do governo Vargas? Se sim, quais versos podem nos apontar essa característica?

2- Considerando as pessoas que são citadas na letra, podemos afirmar que Ary Barroso levou em consideração os três elementos raciais que compunham a sociedade do período? Por quê?

3- Ao final da letra (os quatro últimos versos) como o compositor caracteriza o Brasil? O que essa saudação nos demonstra?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário