Faça
a leitura dos seguintes textos, considerando as discussões em aula, e responda
as questões logo abaixo:
I - “No período em que ocorreu a revolta contra a
Chibata, o recrutamento dos marinheiros apoiava-se nos grupos de voluntários
que provinham das Escolas Aprendizes Marinheiros e em grande numero de homens
forçados ao engajamento por organismos repressivos do Estado, pessoas descritas
como “vagabundos”, 'desocupados’, ‘malfeitores’, ‘criminosos’.” (p.22-23)
II - “Sendo a revolta, na visão dos oficias, feita
por vagabundo e malfeitores, essa interpretação não indagou sobre as condições
sociais que os geraram, fazendo parecer “naturais” as medidas disciplinares
neles aplicadas, em particular, o espancamento.” (p.25)
III - “No dia 23, o oficial da Marinha, José Carlos
de Carvalho dirigiu-se aos principais navios revoltados e os revoltosos
reivindicaram sua condição de “cidadãos brasileiros e republicanos” para melhor
marcarem o desrespeito aos seus direitos. O controle sobre os navios foi
registrado pelos revoltosos antes do conjunto de reivindicações e criticas como
uma espécie de triunfo anunciado para garantir o atendimento aos seus pedidos”
(p.47-48)
Referências:
Silva, Marcos A., Contra a Chibata:
marinheiros brasileiros em 1910 – 2ed. – São Paulo: Brasiliense, 2002.
1 - Segundo os textos como era o contexto que
desencadeou a Revolta contra a Chibata?
2 - Utilizando do segundo trecho e tomando
ciência que a Revolta aconteceu 22 anos após a abolição da escravatura, crie
nesse contexto um paralelo entre a visão dos oficiais a respeito dos
marinheiros e dos senhores de escravos para com os escravos.
3 - Quanto à análise do terceiro trecho, qual a
importância do conhecimento técnico dos marinheiros frente à forma como
desenvolveram a Revolta?
link para download da atividade:
http://www.4shared.com/file/4X3YIkvHce/atividade_chibata_corrigido.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário