segunda-feira, 28 de abril de 2014

Atividade Chibata

Faça a leitura dos seguintes textos, considerando as discussões em aula, e responda as questões logo abaixo:

I - “No período em que ocorreu a revolta contra a Chibata, o recrutamento dos marinheiros apoiava-se nos grupos de voluntários que provinham das Escolas Aprendizes Marinheiros e em grande numero de homens forçados ao engajamento por organismos repressivos do Estado, pessoas descritas como “vagabundos”, 'desocupados’, ‘malfeitores’, ‘criminosos’.” (p.22-23)

II - “Sendo a revolta, na visão dos oficias, feita por vagabundo e malfeitores, essa interpretação não indagou sobre as condições sociais que os geraram, fazendo parecer “naturais” as medidas disciplinares neles aplicadas, em particular, o espancamento.” (p.25)

III - “No dia 23, o oficial da Marinha, José Carlos de Carvalho dirigiu-se aos principais navios revoltados e os revoltosos reivindicaram sua condição de “cidadãos brasileiros e republicanos” para melhor marcarem o desrespeito aos seus direitos. O controle sobre os navios foi registrado pelos revoltosos antes do conjunto de reivindicações e criticas como uma espécie de triunfo anunciado para garantir o atendimento aos seus pedidos” (p.47-48)

Referências:
Silva, Marcos A., Contra a Chibata: marinheiros brasileiros em 1910 – 2ed. – São Paulo: Brasiliense, 2002.

1 - Segundo os textos como era o contexto que desencadeou a Revolta contra a Chibata? 

2 - Utilizando do segundo trecho e tomando ciência que a Revolta aconteceu 22 anos após a abolição da escravatura, crie nesse contexto um paralelo entre a visão dos oficiais a respeito dos marinheiros e dos senhores de escravos para com os escravos.

3 - Quanto à análise do terceiro trecho, qual a importância do conhecimento técnico dos marinheiros frente à forma como desenvolveram a Revolta?

link para download  da atividade:
http://www.4shared.com/file/4X3YIkvHce/atividade_chibata_corrigido.html 



                 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário