terça-feira, 25 de novembro de 2014

Atividade "A ditadura civil-militar (1964-1985) e suas resistências". Dia 11/11/14

 Grupo Secos e Molhados

Assim Assado/ Compositor: Joao Ricardo
São duas horas
Da madrugada
De um dia assim

Um velho anda
De terno velho
Assim, assim

Quando aparece o guarda belo

É posto em cena
Fazendo cena
Um treco assim

Bem apontado
Ao nariz chato
Assim, assim

Quando aparece a cor do velho

Mas guarda belo
Não acredita
Na cor assim

Ele decide
No terno velho
Assim, assim

Porque ele quer um velho assado

Mas mesmo assim
O velho morre
Assim, assim

E o guarda belo
É o heróI
Assim, assado

Porque é preciso ser assim assado



Após ouvirem a música e a partir das discussões realizadas na aula passada:
1)    Você acha que a letra tem relação com os acontecimentos de nosso país entre os anos de 1964 e 1985 (Ditadura Militar)? Por quê?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2)    Quem era o presidente militar nesse ano? Como seu governo ficou conhecido?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3)    Quais pessoas que faziam parte da sociedade seriam o “velho” relatado na letra?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4)    O que o compositor quer dizer com:
“É posto em cena
Fazendo cena
Um treco assim

Bem apontado
Ao nariz chato
Assim, assim” .

 Ou seja, a que pode estar se referindo?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5)     “Mas guarda belo
Não acredita
Na cor assim”

Os versos trazem que os militares discordam de certas posturas ou atividades, nesse contexto o que era necessário combater?
Com base em quê os militares justificaram exílios, perseguições, prisões, censuras e torturas, ou seja, todas as formas de violências no período? 
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6)    Ao final o que acaba acontecendo ao “velho” e ao “guarda belo”?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário