PIBID HISTÓRIA
Roteiro básico para Plano de Aula
I. Plano de Aula: 18 e 19 de agosto 2014 (segunda e terça-feira)
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II. Dados de Identificação:
Bolsistas:
Amanda Camargo Pereira, Rodrigo Carvalho.
Supervisor:
Prof. Ddo. Vinícius Furlan
Coordenador:
Prof. Dr Jean Carlos Moreno
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III. Tema: A Guerra Fria e a Contracultura
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IV. Objetivos:
Objetivo geral:
Perceber
o que foi esse conflito (momento), suas características (originou o próprio
nome).
Desenvolver
uma análise dos interesses e visões de mundo diferentes, o interesse em
estender influências nos países, chegando a embates violentos.
O
que a Contracultura significa nesse momento.
Objetivos específicos:
- Constatar que as ideologias do momento
permitiram o acirramento de interesses e motivaram rivalidades entre países
capitalistas e socialistas, assim como entre os EUA e a URSS.
- Desenvolver a ideia que esses países
queriam a predominância de seu modelo político, econômico e social.
- Apontar como esses países foram se
organizando (blocos, potências e seus aliados) para proteção contra possíveis
agressões.
- Problematizar o significado de ter sido
uma guerra de “imagens e palavras”.
- Compreender a divisão do território alemão:
ocidental (capitalista) e oriental (socialista), assim como a divisão do
Vietnã durante a guerra (1959), a relação dos Estados Unidos com a mesma.
- Apontar que não houve de fato um confronto
direto entre as “potências”, porém gerações cresceram com a possibilidade de
possíveis ataques do lado oposto.
- Compreender o papel político do evento
Woodstock, com relação a críticas feitas ao capitalismo e a Guerra do Vietnã
(estudo da música).
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V. Conceitos envolvidos:
Guerra
Fria – Contracultura – Música.
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VI. Desenvolvimento
do tema:
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O tema referente a Guerra Fria e a Contracultura será inicialmente
desenvolvido com o questionamento sobre o que pode ter sido esse conflito (se
já possuem algum entendimento), após será explicitado como os EUA e a URSS
vão se relacionar a partir do pós-guerra (1945).
- Explicação da situação desses dois países
no pós-guerra: condições em que estavam, vivenciam uma corrida armamentista,
armam seus aliados.
- Entendimento das posições: o ódio ao rival,
uma guerra de “imagens e palavras”.
- Explicação do empreendimento desses países
de estender suas respectivas influências (capitalista e socialista) sob os
países, a formação de blocos (divisão formal)
- Problematização de que não houve de fato
um embate direto entre os opostos, porém pessoas cresceram diante do medo de
possíveis ataques (armas nucleares), já que foram 40 anos de rivalidades.
- Problematização do que foi a
Contracultura, o que ela contestava, momento em que se deu, entendimento do
evento Woodstock como marco da música e do movimento contra cultural. -
Colocação que a atividade terá sentido com a própria Contracultura e com o
evento que é seu marco, assim como marco da música (rock), trabalho com a
música “Feel Like I'm Fixing To Die Rag”, de Joe McDonald.
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VII. Recursos
didáticos: Uso de quadro e giz, retroprojetor.
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VIII. Fontes
histórico-escolares:
- Letra da
música “Feel Like I'm Fixing To Die Rag”, de Joe McDonald.
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IX. Atividades
- Como atividade será proposto que, após
assistir o vídeo da música, junto a tradução da mesma, possam analisar a que
se refere à letra, qual o evento em que o músico se apresentou, qual momento é
retratado, quais são os envolvidos, o que o compositor quer apontar ou
criticar em suas colocações.
- (critérios
avaliativos): participação,
construção de ideias, escrita.
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X. Materiais para o blog:
Será disponibilizada uma versão em vídeo da
música “Feel Like I'm Fixing To Die Rag”.
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XI. Avaliação: pode ser realizada com diferentes
propósitos (diagnóstica e formativa).
- critérios adotados para correção das atividades.
-
que a escrita do aluno possa ser coerente com o que foi estudado, discutido
em sala de aula.
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XII. Referências
BIAGI, Orivaldo Leme. O Imaginário da Guerra
Fria. Revista de História Regional 6 (1): 61- 111, Verão 2011.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino
de história: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.
PEREIRA, Carlos Alberto M. O que é
Contracultura. Coleção “Primeiros Passos”, 8 ed. São Paulo, Brasiliense,
1984.
HOBSBAWN, Eric J. Era
dos Extremos – O Breve Século XX, 1914-1991.
2 ed. São Paulo, Companhia das Letras, 1995.
FONTES
“Country Joe Mcdonald - Feel Like I'm Fixing
to Die Rag - The Woodstock Diary 1969”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=DAf_flTfobI
. Acesso em: 06/08/2014
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