MATERIAL
DE AULA 9º anos: “Nacionalismo e Democracia Racial”
FONTE:
vídeo (consultem na internet)
FRANCISCO ALVES – BRAZIL- AQUARELA DO BRASIL (1939)
Disponível
em:
http://www.youtube.com/watch?v=yyhPL2Q_Bog
TRABALHANDO
COM MÚSICA DO PERÍODO
LETRA: Aquarela do Brasil (composição de 1939)
Ary
Barroso
Brasil, meu Brasil
Brasileiro
Meu mulato inzoneiro
Vou cantar-te nos meus
versos
Ô Brasil, samba que dá
Bamboleio,
que faz gingar
Ô Brasil do meu amor
Terra de Nosso Senhor
Brasil, Brasil, prá mim, prá
mim...
Ô abre a cortina do passado
Tira a mãe preta do cerrado
Bota o rei congo no congado
Deixa cantar de novo o
trovador
A merencória a luz da lua
Toda canção do meu amor...
Quero ver essa Dona
caminhando
Pelos salões arrastando
O seu vestido rendado
Brasil!... Brasil! Prá mim...
Prá mim!
Brasil, terra boa e gostosa
Da moreninha sestrosa
De olhar indiferente
Ô Brasil, verde que dá
Para o mundo admirá
Ô Brasil, do meu amor
Terra de Nosso Senhor
Brasil...Brasil! prá mim!...
prá mim
Esse coqueiro que dá coco
Oi onde eu amarro a minha
rede
Nas noites claras de luar,
Brasil... Brasil,
Ô oi estas fontes
murmurantes
Oi onde eu mato a minha sede
E onde a lua vem brincar
Ôi, esse Brasil lindo e trigueiro
É o meu Brasil Brasileiro
Terra de samba e pandeiro,
Brasil!... Brasil!
·
Aquarela: técnica de pintura, pintura sobre papel
na qual se usa essa tinta.
·
Inzoneiro: intrigante, sonso, manhoso.
·
Bambolear: balançar, gingar.
·
Congada: bailado dramático em que figurantes
representam a coroação de um rei do Congo.
·
Merencório: triste.
·
Sestrosa: manha, vício. Mau hábito ou costume.
·
Trigueiro: da cor do trigo maduro, moreno.
Leia
com atenção a letra e com base na aula “Nacionalismo e democracia racial”,
responda:
1- Essa música pode nos
demonstrar como se deu o nacionalismo no período do governo Vargas? Se sim,
quais versos podem nos apontar essa característica?
2- Considerando as pessoas
que são citadas na letra, podemos afirmar que Ary Barroso levou em consideração
os três elementos raciais que compunham a sociedade do período? Por quê?
3- Ao final da letra (os
quatro últimos versos) como o compositor caracteriza o Brasil? O que essa
saudação nos demonstra?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário